Transformação Digital e Experiência do Consumidor: O Caminho Para as Startups

EmersonMuita gente ainda confunde “Transformação Digital” com adoção de tecnologias de última geração. Parte das empresas implementam soluções para estarem presentes e acreditam oferecer um serviço totalmente orientado para esse mundo. Infelizmente, isso não é suficiente.

Transformação Digital é, acima de tudo, uma mudança de comportamento, seja na forma de oferecer ou consumir serviços, e durante esse processo, existem detalhes que precisam de consultorias especializadas para ajudar a construir e posicionar em definitivo a marca da empresa que decide ser 100% Digital.

“Para essa travessia será exigido não apenas tempo e concentração, mas também velocidade para as marcas não serem atropeladas pela concorrência”, opina Emerson Gaia, Head de Transformação Digital da Telesul.

Revolução na experiência

É fato que a transformação digital vem exercendo um profundo impacto na sociedade em diversas as áreas. No que tange a relação entre marcas e consumidores, por exemplo, as mudanças foram significativas.

Redes Sociais nos Negócios

Com a chegada e a estabilização das redes sociais no mundo dos negócios, o consumidor passou a ter acesso direto à empresa, e a comunicação se tornou mais fácil entre eles. Consequentemente, as empresas têm de acompanhar essa mudança de comportamento e proporcionar um atendimento mais ágil e eficaz.

Como se esse desafio não fosse suficiente, as organizações precisam ainda preservar um bom relacionamento com seus clientes, e gerenciar seu posicionamento junto a outros públicos, que podem vir a ser futuros usuários.

“Proporcionar um atendimento sem intervenções técnicas ou fator humano (atendente, ou vendedor face to face), por meio de um processo automatizado, certamente são elementos fundamentais que diferenciam a forma como o tema é tratado entre quem vive a TD de fato ou não”, afirma Gaia.

O caminho para as startups

Muitas startups, que já surgiram em um contexto digital, podem acreditar que não precisam passar por mais nenhuma “transformação”. Mas mesmo elas devem se transformar para continuar fazendo diferença na experiência do cliente. Na opinião de Gaia, uma startup que chega no mercado principalmente respirando este momento “digital” deve estar atenta a alguns pontos:

– Manter o foco no cliente: Pensar constantemente em como as tecnologias disponíveis podem oferecer experiências melhores. Repensar modelos de negócio e operação pode ser necessário.

– Avaliar seu nível de maturidade digital: Fazer uma análise detalhada da maturidade digital da empresa e estabelecer metas alinhadas à estratégia geral do negócio para os próximos cinco anos.

Image 2– Envolver a liderança: O alto escalão também é responsável pela Transformação Digital. Exponha os planos de forma mais estratégica para garantir que os executivos acreditem e apostem nessa transformação.
– Criar projetos Teste-Piloto: São importantíssimos para demonstrar conceitos e valor comercial. Os resultados iniciais podem convencer a liderança e garantir investimentos.

– Definir os recursos necessários: Casos bem-sucedidos costumam ter uma estrutura eficiente e integrada de Telecom, TI, mobilidade, nuvem e Segurança da Informação.

– Atrair as pessoas certas: Habilidade e conhecimento são essenciais para o sucesso. Dedique tempo e energia para recrutar e reter as pessoas certas para trabalhar nessa mudança.

– Entender tudo de Analytics: É indispensável aprender a obter valor dos dados e utilizá-los para tomar decisões melhores, desde operação e produtos até na publicidade e no contato com o cliente.

– Promover uma mudança cultural:  Envolva todos os funcionários, da alta direção ao operacional. Todos devem pensar e agir como nativos, experimentar tecnologias e aprender novas formas de operação.

– Ganhar escala: Se a sua startup cumpriu os passos anteriores, é bem provável que a transformação da empresa já tenha começado e esteja no caminho certo. Agora, os projetos podem ganhar escala.

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É para auxiliar as empresas nesse contexto que a Telesul atua. Há mais de 30 anos no mercado, a Telesul trabalha com soluções de alto valor agregado para atender as necessidades de seus clientes. São mais de 100 colaboradores e um portfólio dividido em Soluções para Digital Transformation, Contact Center, Mobilidade, Comunicação Unificada, Segurança, e Serviços, incluindo projetos de consultoria para a análise de cenários e implantação de produtos até o gerenciamento de soluções.

Atenta à necessidade de estar em constante transformação, criou recentemente a Sapios, uma startup especializada no desenvolvimento de soluções específicas para atender as dores e as necessidades de empresas que não são atendidas pelas soluções de seus parceiros de negócios.

Para saber mais sobre as inovações e soluções da Telesul, acesse o site oficial da empresa.

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