Abertura da IX CONFERENCE 2020 destaca o cenário da inovação pós-pandemia

O acesso à informação, por meio da internet, permitiu um avanço exponencial da disseminação do conhecimento. Dentro do seu quarto, uma pessoa pode acessar a biblioteca de qualquer universidade do mundo e, com esse conhecimento, ajudar a transformar a vida de milhões ou bilhões de pessoas pelo mundo todo. Isso permitiu que as ideias continuam a avançar mesmo diante das limitações espaciais, que aumentaram imensamente durante a pandemia.

A IX CONFERENCE 2020 começou com essa reflexão, a partir da vivência de Vitor Magnani, presidente da ABO2O e do CCE da FecomercioSP. Ele esteve dividindo o painel com Marcos Carvalho, diretor-geral da ABO2O, e Adriana Próspero, diretora de estratégias da ABO2O.

Em sua fala, Magnani lembra que a disseminação da informação e o acesso a ela são essenciais para que a inovação se torne cada vez mais assertiva e democrática. “É incrível ter pessoas participando de eventos como esse, aprendendo e tendo insights, procurando realizar o que aprendeu para não ficar para trás”, aponta Magnani.

O executivo destaca que o momento atual é extremamente rico, e tem ajudado a produzir uma nova realidade dentro das empresas, com a mudança das estruturas de comando e controle e a construção de espaços mais horizontais, que favorecem a inovação e a circulação de ideias.

O novo Brasil

No Brasil, a nova economia se estabeleceu primeiramente com as soluções para o varejo, com e-commerces e marketplaces disseminando novas formas de vender e consumir. “Hoje, vemos florescer principalmente as fintechs, que estão impulsionando a inovação e colocando na pauta assuntos como o Pix e o Open Banking”, destaca Magnani.

Na outra ponta, o consumidor começa a se acostumar com cenário inimaginável há alguns anos, o abandono quase absoluto do dinheiro físico, as tecnologias de contactless e a ascensão das plataformas de pagamento via smartphone, construindo um sistema sem fricção.

O isolamento causado pela pandemia exigiu mudanças a toque de caixa. Entre os vários setores que tiveram que se mexer, o da Saúde é um dos principais. “As health techs estão aparecendo para evitar o deslocamento em massa para prontos-socorros, para juntar bancos de dados capazes de facilitar o tratamento de doenças, entre várias outras soluções”, destaca o executivo.

Essas inovações catapultadas pelas necessidades que foram aceleradas pela pandemia dão o tom da discussão durante a edição 2020 da IX CONFERENCE, que acontece entre os dias 17 e 19 de novembro. O evento é 100% online.

Compartilhar:

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no pinterest
Compartilhar no print
Compartilhar no email